Canais de Relacionamento
Somos o seu banco parceiro
- Whatsapp (31) 3516-8004
- SAC – 24 horas 0800 702 6700
- E-mail – atendimento@bancosemear.com.br
Atendimento Pessoa Jurídica
Envie um e-mail para:
- suporte.empresas@bancosemear.com.br
Para pessoas com deficiência auditiva
Correspondência ou presencial:
-
Av. Afonso Pena, 3557, 3º andar - Serra
Belo Horizonte/MG CEP: 30130-008
Fale Conosco
Oi, eu sou o SYD, o assistente virtual do SEMEAR.
Estou aqui para te auxiliar de forma online e tirar as suas dúvidas.
Afinal, um banco parceiro vai além de soluções financeiras.
Vamos conversar?
Somos o seu banco parceiro
#parceirodeverdade
Ouvidoria
Queremos te ouvir
A Ouvidoria do Banco SEMEAR é o seu canal especializado para mediar conflitos, atuando em situações onde os atendimentos iniciais não tenham proporcionado uma solução satisfatória. Além de tratar reclamações, a Ouvidoria também acolhe sugestões e elogios, contribuindo para o aprimoramento contínuo dos nossos serviços.
Nosso compromisso é oferecer um atendimento ágil, transparente e imparcial, garantindo qualidade e respeito em todas as interações. Estamos dedicados a ouvi-lo atentamente e a buscar soluções que atendam às suas necessidades de maneira justa e eficaz.
Para registrar sua manifestação na Ouvidoria SEMEAR, seja ela uma sugestão, elogio ou reclamação, preencha o formulário abaixo.
Nosso prazo para análise e resposta é de até 10 (dez) dias úteis. Durante esse período, sua solicitação será cuidadosamente examinada, com a devida interlocução entre as áreas envolvidas, a fim de oferecer um retorno conclusivo e fundamentado.
Preencha o formulário:
Trabalhe Conosco
Venha SEMEAR!
Bem-vindo à nossa área de carreiras!
No SEMEAR, acreditamos que o verdadeiro diferencial competitivo reside nas pessoas que fazem parte do nosso time. Reconhecemos que nosso sucesso é construído não apenas sobre produtos inovadores e serviços excepcionais, mas principalmente sobre o talento, a dedicação e a paixão de cada colaborador.
Estamos sempre em busca de talentos que compartilhem nossos valores e estejam prontos para crescer conosco. Caso seja criativo, focado em cliente, determinado e parceiro, venha ser protagonista da sua carreira no SEMEAR. Estamos prontos para acolher seu talento e juntos, alcançarmos grandes resultados.
Esclareça suas dúvidas aqui
Perguntas frequentes
Como faço para emitir a segunda via do boleto?
É super simples! O primeiro passo é acessar 2º VIA DE BOLETO, na área ACESSO RÁPIDO, aqui mesmo pelo site. Em seguida, realize o seu cadastro, selecione e imprima a parcela escolhida.
Como faço para renegociar minha dívida?
Isso é feito de forma simples e sem burocracia. Basta acessar RENEGOCIAÇÃO, na área ACESSO RÁPIDO. Depois, é só fazer o seu cadastro, escolher o melhor plano e data de vencimento. Descomplicado e rápido!
Como solicito um empréstimo?
O Banco SEMEAR é Confiável?
Com 18 anos de história, o Banco SEMEAR consolidou uma presença sólida e confiável no mercado financeiro, destacando-se como um banco múltiplo, dinâmico e inovador.
De origem mineira e com atuação em todo o território nacional, o SEMEAR tem dedicado sua trajetória a entender profundamente as necessidades de seus clientes, oferecendo soluções que acompanham a evolução do setor e proporcionando uma experiência cada vez mais personalizada.
Como posso realizar a portabilidade de crédito?
Você pode transferir uma operação de crédito contratado em uma determinada instituição financeira para outra de sua preferência.
A instituição original é obrigada a fornecer, no mesmo dia, o saldo devedor da operação para que este seja apresentado à nova instituição. Além disso, ela não pode se opor à portabilidade, desde que a instituição de destino tenha realizado a quitação antecipada do débito do cliente por meio da transferência direta de recursos.
Como posso obter a informação de rendimento?
Você pode obter informações de rendimentos através de Internet Banking.
Meus dados estão seguros no Banco SEMEAR?
Para oferecer toda segurança e sigilo necessários, mantemos e seguimos todas as políticas de sigilo bancário. Além de nos atualizarmos constantemente quanto às últimas tecnologias de segurança e possíveis reforços na proteção dos dados e movimentações bancárias.
Como faço para investir?
É muito simples! Acesse nossa página de Investimentos e preencha o formulário que um de nossos assessores entrarão em contato.
Como acesso o Internet Banking?
Você consegue acessar a sua conta sempre que precisar na página inicial do site. Ela fica no topo da página, do lado direito, no botão Acesse sua Conta.
O Banco SEMEAR possui agência?
O SEMEAR possui uma agência bancária. Sede do Banco: Avenida Afonso Pena, nº 3577, 3º andar – Bairro Serra. Cep: 30130-008 – Belo Horizonte – Minas Gerais
Como entro em contato com o Banco SEMEAR?
Estamos em diversos canais e plataformas digitais para sua comodidade, 24 horas por dia, 07 dias por semana.
Central de Relacionamento: 0800 702 6700
WhatsApp: (31) 3516 8004
Email: atendimento@bancosemear.com.br
Acessando o “Fale Conosco”
Redes Sociais:
O que é CET?
A sigla CET significa CUSTO EFETIVO TOTAL e corresponde a todos os encargos e despesas de operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratados ou ofertados a pessoas físicas pelas Instituições Financeiras e sociedades de Arrendamento Mercantil. Se quiser saber mais, é só acessar esse link aqui: www.bcb.gov.br/Htms/Normativ/RESOLUCAO3517.pdf
Como o CET é calculado?
O CET é calculado considerando os fluxos referentes às liberações e aos pagamentos previstos, incluindo taxa de juros pactuada na operação, tributos, seguros e outras despesas cobradas do cliente, mesmo que relativas ao pagamento de serviços de terceiros contratados pelas Instituições Financeiras e sociedades de Arrendamento Mercantil, inclusive quando essas despesas forem objeto de financiamento.
Qual a finalidade do CET?
O CET tem como finalidade informar você, nosso cliente, quanto lhe custará a operação de crédito contratada. Além disso, ele permite que, ao solicitar um crédito, todas as condições e termos sejam apresentados.
Transparência e ética
Transparência e ética são parte do nosso DNA! Por isso, o Banco SEMEAR informa o CET para todas as suas operações de crédito, tais como: empréstimo pessoal – desconto em folha de pagamento (consignado), empréstimo pessoal e crédito direto ao consumidor – CDC.
SCR - SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO. Qual a finalidade e o uso das informações do Sistema de Informações de Crédito - SCR?
Estamos aqui para solucionar todas as suas dúvidas, então, vamos lá! O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil (SCR) é um instrumento de registro e consulta às informações sobre o montante das operações de crédito e responsabilidades por garantias contraídas de pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no país.O objetivo do SCR é prover o Banco Central do Brasil de informações sobre operações de crédito contratadas pelas instituições financeiras com o propósito de proteger os recursos depositados pelos cidadãos nas instituições financeiras.
Como consulto o SCR e as condições de pendência?
As informações constantes no SCR podem ser acessadas somente pelas áreas especializadas do Banco Central do Brasil ou por pessoas físicas e jurídicas que tenham dados incluídos no SCR, sendo que, neste caso, será necessária a apresentação de documentação exigida pelo próprio Banco Central do Brasil conforme orientação contida no Manual do Cidadão.
As informações podem ser acessadas pelas instituições financeiras que participam do sistema e que possuam autorização específica do cliente.
O que é o Sistema de Informações de Crédito – SCR?
O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um banco de dados com informações sobre operações de crédito e garantias contratadas por clientes com bancos e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC) onde atualmente, são registradas operações em dia ou em atraso, que, no conjunto, tenham valor igual ou superior a R$ 200,00 (duzentos reais).
O SCR é um cadastro restritivo?
Não. Enquanto os cadastros restritivos (negativos) contêm apenas informações sobre valores de dívidas vencidas (em atraso), o SCR também contém valores de dívidas a vencer (em dia). Além disso, diferentemente do que ocorre nos cadastros de maus pagadores, as informações dos clientes somente podem ser consultadas no SCR caso eles deem autorização específica para a realização de consulta de seus dados.O SCR possibilita aos bancos e demais instituições financeiras avaliar a capacidade de pagamento do cliente, além de mostrar a pontualidade no pagamento.Dessa forma, clientes com baixo endividamento e sem histórico de atrasos tem maior probabilidade em obter crédito, inclusive com menores taxas de juros. Já clientes com muitas dívidas, mesmo sem atrasos, podem eventualmente ser considerados como de maior risco e terem maiores dificuldades em obter crédito, inclusive com taxas de juros mais elevadas.
Como posso consultar meus dados no SCR?
A forma mais fácil de acessar o SCR é por meio da internet, acessando o Registrato – Extrato do Registro de Informações no Banco Central, através do link https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato, sistema que fornece para o cidadão informações disponíveis em cadastros administrados pelo BC..
As instituições Financeiras podem acessar minhas informações sem a minha autorização?
Não, as consultas só podem ser realizadas mediante autorização do cliente, sendo que a instituição autorizada, poderá consultar somente as informações consolidadas relativas aos últimos 24 meses, enquanto o cliente poderá consultar os dados detalhados dos últimos 60 meses. Vale destacar que as instituições financeiras têm acesso apenas ao valor total (agregado) dos empréstimos, separado por faixa de vencimento. Apenas o próprio cliente tem acesso ao valor devido em cada instituição financeira, mediante consulta ao Registrato.
Quem é responsável por inserir minhas informações no SCR?
A responsabilidade pelos dados dos clientes é das instituições com as quais eles contrataram as operações de crédito. Sendo elas as responsáveis por todas as inclusões, correções, exclusões, marcações sub judice e registros de medidas judiciais e de manifestações de discordância sobre os dados.
Meus dados estão errados no SCR. Como corrijo?
Somente a instituição responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la. Para corrigir os dados, em primeiro lugar, você deve solicitar a retificação diretamente à instituição responsável pela informação. Caso não haja entendimento entre as partes, você pode registrar aqui reclamação no BC ou questionar, na esfera judicial, a instituição responsável pelo lançamento considerado inexato.
Como ocorre a atualização dos meus dados no SCR?
As instituições estão obrigadas a encaminhar ao BCB até o 9º dia útil do mês a posição das operações no último dia do mês anterior. Normalmente, as informações são processadas depois de 2 a 3 dias úteis após o prazo de envio das informações. Dessa forma, os dados do relatório do SCR possuem defasagem mínima de 20 dias em relação à última informação enviada ao sistema e não representam o valor atualizado de eventuais dívidas junto às instituições financeiras. Assim, caso um cliente liquide uma operação, por exemplo, no mês de janeiro, essa informação somente estará disponível para consulta após o processamento no SCR do arquivo, contendo a informação do cliente, enviado pela instituição financeira no mês de fevereiro.
Para mais informações ligadas ao Sistema de Informações de Crédito acesse o link https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/scr.
Todas as informações acima destacadas estão em conformidade com o disposto na Resolução CMN n° 4.571 de 26/5/2017 e com as informações disponíveis na própria plataforma do SCR no link acima.