Governança Corporativa

Processos seguros, responsáveis e transparentes

A Governança Corporativa no Banco Semear faz parte de um conjunto de práticas e processos organizacionais, sendo componentes de sua estrutura organizacional a Assembleia Geral, o Conselho de Administração, a Diretoria Executiva, as Auditorias Externa e Interna, a Ouvidoria, os Departamentos de Controles Internos e Riscos, Compliance e PLD, além de Comitês específicos que auxiliam na manutenção de um ambiente robusto de controle operacional e regulatório.

A Instituição possui, ainda, regimentos internos como orientadores das suas ações e condutas, estando, estes documentos em harmonia com os normativos vigentes e alinhados às melhores práticas de mercado, o que contribui para o fortalecimento do processo decisório e da dinâmica administrativa e operacional no Banco Semear.

Aqui, você é prioridade!

 

Tão importante quanto SEMEAR os valores do Banco, é valorizar quem faz ele existir. Para nós, transparência, seriedade, respeito e compromentimento estão no centro de tudo. Nosso Código de Ética e Conduta Profissional reforça o nosso compromisso com todos os públicos do SEMEAR.

Canal de denúncia

 

Pautamos a ética como orientação primordial em todas as nossas relações. Por isso, a informação verdadeira e honesta e o cuidado com a conduta ética de nossos colaboradores, parceiros, terceiros e clientes são sempre valorizadas.

O comportamento ético é dever de todos e qualquer indício de ilicitude ou violação comprovada aos princípios e que infrinjam as diretrizes do nosso Código de Ética e Conduta Profissional deve ser comunicada. Seja de forma anônima ou identificada, por meio deste Canal de Denúncia. Ainda, neste canal, daremos apoio, acolhimento e suporte, por meio de uma equipe devidamente orientada para este fim para as colaboradoras que se sentirem ameaçadas ou que forem vítimas de violência doméstica e familiar, asseguradas a confidencialidade.

O nosso Canal de Denúncia permite o anonimato do denunciante. As informações registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando o sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pelo nosso Comitê de Ética, sem conflitos de interesses. Além de ter a identidade preservada, bem como toda a condução do caso ser tratada com sigilo, não admitimos que o denunciante de boa-fé sofra qualquer tipo de retaliação.

Atenção: Dúvidas, sugestões, reclamações e cancelamento de contratos relacionados a produtos e serviços fornecidos pelo Banco SEMEAR S.A. devem ser enviados para os nossos canais de atendimento, por meio do site e/ou da
Central de Relacionamento: 0800 702 6700.

Para denunciar, clique aqui.

Acesse aqui

O Programa de Integridade é um importante mecanismo de prevenção, inclusive de punição a colaboradores e dirigentes (ou terceiros) no âmbito de pessoa jurídica, pelo cometimento, especialmente, de atos fraudulentos ou de corrupção em face da administração pública.

É um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com o objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Acesse aqui o nosso Código de Ética e Conduta

Nascemos em Minas Gerais com a missão de inspirar o uso consciente de soluções financeiras.

As instituições financeiras desempenham um papel fundamental na prevenção e no combate aos atos ilícitos, dentre os quais se destacam a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo.

A lavagem de dinheiro consiste na ocultação ou dissimulação da natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.

Lavar dinheiro é transformar um recurso financeiro com origem ilícita, decorrente de infração penal, em recurso aparentemente lícito/legal.

O grande desafio é monitorar, identificar e reprimir operações cada vez mais sofisticadas que procuram ocultar ou dissimular a natureza, a autoria, a origem, a localização, a disposição, a propriedade e/ou a movimentação de bens e valores provenientes, direta ou indiretamente, de atividades ilegais.

Desenvolvemos uma política interna com o objetivo de prevenir e mitigar nosso envolvimento com atos ilícitos e proteger nossa reputação e imagem perante colaboradores, clientes, parceiros estratégicos, fornecedores, prestadores de serviços, órgãos reguladores e sociedade, por meio de uma estrutura de governança orientada para a transparência, o rigoroso cumprimento de normas e regulamentos e a cooperação com as autoridades policial e judiciária. Também buscamos um alinhamento contínuo com as melhores práticas nacionais e internacionais para prevenção e combate a atos ilícitos, por meio de investimentos e capacitação permanente de nossos colaboradores.

Política de PLDFT

Feito para você e para o seu negócio, somos o seu parceiro oferecendo produtos customizados para as suas necessidades.

Há 17 anos no mercado, atuamos com foco na democratização do acesso ao crédito para todos os públicos e no suporte aos varejistas para construírem relacionamentos duradouros com seus consumidores.

Atuamos de forma transparente e focada em um crescimento sustentável e perene. Periodicamente, os nossos processos são revisados a fim de promover melhorias no desenvolvimento sustentável.

Confira a nossa Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC)

Acesse aqui:

Faz parte da nossa missão entregar melhor do que o esperado, com o foco do cliente, dessa forma a estrutura de gerenciamento integrado de riscos fortalece a governança corporativa do Banco. Garantindo a segurança de nossos colaboradores, a sustentabilidade dos negócios, a proteção do patrimônio, da imagem e reputação da marca.

Estamos alinhado as normas de gerenciamento de riscos integrada, possuindo metodologias aderentes à complexidade das operações da instituição.

Acesse aqui:

A execução de controles adequados e confiáveis é uma responsabilidade de todos os nossos colaboradores. Alinhados as três linhas de defesa, procuramos apoiar todas as áreas quanto à realização dos trabalhos de forma a mitigar os riscos existentes. As premissas internas são definidas e aprovadas pelo Conselho de Administração e difundidas por meio dos instrumentos normativos.

Os procedimentos de Auditoria Interna serão executados com total independência e transparência, de acordo com o planejamento previamente aprovado pelo Conselho de Administração.

Os trabalhos podem sofrer ajustes em função da complexidade dos processos, da disponibilidade das informações solicitadas para execução dos testes de auditoria, novos negócios, processos, procedimentos e de demandas específicas requeridas pela Instituição.

Vedamos qualquer ação que possa comprometer a independência da auditoria.

Canal de Denúncia

Pautamos na ética como orientação primordial para todas as nossas relações. Por isso, a informação transparente e o cuidado com a conduta ética de nossos colaboradores, parceiros, terceiros e clientes são sempre valorizadas.

O comportamento ético é dever de todos e qualquer indício de ilicitude ou violação comprovada aos princípios que infrinjam as diretrizes do Código de Ética e Conduta Profissional do Banco SEMEAR S.A deve ser comunicada, seja de forma anônima ou identificada, por meio deste Canal de Denúncia.

Também a partir desse canal daremos apoio, acolhimento e suporte, por meio de equipe devidamente orientada para esse fim, para as pessoas vinculadas ao Banco que se sentem ameaçadas ou que foram vítimas de violência doméstica e familiar, assegurada a confidencialidade.

O nosso Canal de Denúncia permite o anonimato do denunciante. As informações registradas serão recebidas por uma empresa independente e especializada, assegurando o sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação pelo Comitê de Ética do Banco Semear S.A, sem conflitos de interesses. Além de ter a identidade preservada, bem como toda a condução do caso ser tratada com sigilo, nós não admitimos que o denunciante de boa-fé sofra qualquer tipo de retaliação.

Atenção: Dúvidas, sugestões, reclamações e cancelamento de contratos relacionados a produtos e serviços fornecidos pelo Banco SEMEAR S.A. devem ser enviados para os nossos canais de atendimento, através do Fale Conosco e/ou da Central de Relacionamento no número 0800 702 6700.

Faça sua denúncia

Alerta! O Banco SEMEAR não cobra valor antecipado para liberação de empréstimo pessoal. Fique atento!

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