Conheça as práticas que adotamos para proteger os seus dados
A proteção de seus dados e sua privacidade são muito importantes para o SEMEAR
Ao navegar no site, solicitar ou contratar os produtos e serviços disponibilizados, você manifesta estar ciente da nossa Política de Privacidade, que descreve como suas informações são coletadas, armazenadas, utilizadas e compartilhadas.
Nossa Política de Privacidade estará sempre disponível para a leitura.
Deseja falar com o time? Entre em contato pelo dpo@bancosemear.com.br
Introdução
A presente Política de Privacidade (Política) destina-se a regular o acesso ao conteúdo do site, internet banking, aplicativo mobile ou qualquer outro meio de atendimento (Canais Digitais) desenvolvido e/ou provido pelo Banco SEMEAR S.A., instituição financeira devidamente inscrita no CNPJ/MF sob o número 00.795.423/0001-45 (Banco SEMEAR).
Objetivo
Nossa Política foi criada com o objetivo de reiterar o compromisso do Banco SEMEAR com a segurança, a privacidade e a transparência no tratamento das informações coletadas dos usuários de nossos canais digitais. Ela está disponível para a leitura, a qualquer momento, em nossos Canais Digitais. Por meio desta Política, o usuário está ciente da coleta, armazenamento, processamento e uso de suas informações nos termos ora descritos. O tratamento dessas informações pelo Banco SEMEAR é fundamental para garantir a segurança e a qualidade das operações que são feitas pelos nossos Canais Digitais.
Referência
Esta política se referência na Lei Lei nº 13.709/2018 ou LGPD- Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Coleta e Tratamentos
O Banco SEMEAR reúne as informações de usuários da seguinte forma: Informações fornecidas pelo próprio usuário ao interagir, contratar ou utilizar quaisquer produtos e serviços ofertados nos Canais Digitais (nome, CPF e RG, “selfie”, endereço, e-mail, dados profissionais e de renda).
O usuário reconhece ser o único responsável pela veracidade das informações por ele fornecidas ao Banco SEMEAR quando da realização de seu cadastro e posterior utilização dos Canais Digitais.
O usuário compreende que o Banco SEMEAR poderá, a seu critério, proceder com as pesquisas e buscas necessárias para apurar a veracidade das informações prestadas, bem como a existência de dados incorretos, inverídicos ou desatualizados. O Banco SEMEAR poderá, ainda, solicitar informações e/ou documentos adicionais para a conferência das informações cadastrais fornecidas pelo usuário.
Informações coletadas pelo Banco SEMEAR a partir das atividades do usuário nos Canais Digitais (por exemplo, movimentações financeiras, operações de débito, seguro, crédito, pagamentos, investimentos, especificações do dispositivo utilizado, como sistema operacional e modelo do aparelho, geolocalização, tempo médio de acesso, data, endereço IP).
Os dados obtidos pelo Banco SEMEAR por meio dos dispositivos do usuário visam aumentar a segurança das transações realizadas, através da apuração, em tempo real, de movimentações não usuais de cada usuário.
Informações fornecidas por terceiros, como bureaus de informação, para validar dados informados pelo usuário, e dados estatísticos de comportamento do usuário nos Canais Digitais, fornecidos por sistemas de análise de dados.
A coleta e o tratamento de informações e dados pessoais do usuário pelo Banco SEMEAR limitam-se ao necessário para:
- Verificar e validar a sua identidade, para fins de cadastro e cumprimento da legislação;
- Prevenir e combater fraudes e crimes financeiros; Garantir a proteção ao crédito;
- Atender às obrigações regulatórias impostas pelo Banco Central do Brasil;
- Viabilizar ofertas e prover os serviços contratados de forma eficiente e segura;
- Desenvolver, manter e aperfeiçoar novos recursos e funcionalidades dos produtos ofertados;
- Usar como prova legal em eventuais ações judiciais, administrativas e/ou arbitrais e cumprir ordem judicial, de autoridade administrativa e/ou de juiz arbitral.
Acesso às Informações
O acesso às informações armazenadas pelo Banco SEMEAR é restrito aos profissionais autorizados e qualificados para tanto, nos limites de sua necessidade para desempenhar suas funções.
O Compartilhamento
O usuário compreende que o Banco SEMEAR poderá compartilhar algumas de suas informações e dados pessoais, como nome, número de CPF, imagem (selfie), especificações do dispositivo utilizado, como sistema operacional e modelo do aparelho, geolocalização, tempo médio de acesso, data e endereço IP com empresas terceiras prestadoras de serviços e com empresas do mesmo grupo econômico, para:
- Prestar os serviços contratados (identificação e autenticação, fornecimento de avaliação de fraude através de biometria e reconhecimento facial, prova de vida);
- Proteger as operações de crédito e prevenir fraudes (através da criação de scores de fraude, por exemplo);
- Viabilizar ofertas e serviços;
- Desenvolver, manter e aperfeiçoar novos recursos e funcionalidades dos serviços e sistemas dos prestadores de serviço terceirizados parceiros do Banco Semear.
O Banco SEMEAR destaca que, nos casos em que o compartilhamento de informações e dados pessoais de usuários com empresas terceiras se faça necessário, será assinado acordo de confidencialidade com a mesma para garantir o sigilo das informações compartilhadas e as obrigações legais e limites do tratamento dos dados pessoais.
Proteção
O Banco SEMEAR preza pela segurança e privacidade das informações que lhe são confiadas e se compromete a adotar os controles, os processos, as medidas técnicas e administrativas para a sua proteção, tais como: emprego de soluções de alta tecnologia para impedir acessos não autorizados ou maliciosos as informações nos nossos sistemas, utilização de métodos de criptografia e anonimização dos dados, adoção de mecanismos de autenticação e registro dos acessos, controle para proteção dos registros pessoais, processos e medidas regulamentados e auditados, armazenamento de dados seguros, dentre outros, conforme nossa política de Segurança Cibernética, da Informação e Privacidade.
Atendimento
O usuário poderá, também, através dos canais de atendimento do Banco SEMEAR, exercer os seus direitos e necessidades que são garantidos pelas leis, regulamentações e melhores práticas vigentes, tais como obter informações acerca dos controles, processos e soluções aplicadas para proteção, do tratamento de dados pessoais, solicitar status e informações dos seus dados, dentre outros.
Caso não deseje mais ter os seus dados pessoais tratados pelo banco ou necessite atualizá-los, o usuário poderá solicitar em nossos canais de atendimento, desde que não conflite com outras legislações ou regulamentações a que a instituição está sujeita.
Caso tenha qualquer dúvida, necessidade, solicitação ou sugestão nossos canais de comunicação estarão sempre à disposição.